Escutismo e Gen. AI

Apunhalado pelas costas é a melhor maneira de descrever como me sinto neste momento.

Á década e meia que pertenço ao Corpo Nacional de Escuteiros de Português. Um movimento ao qual dediquei sangue, suor e lágrimas. Que foi provavelmente a maior inspiração e força impulsionadora para eu seguir o meu caminho como artista. E hoje vejo que este movimento, no final de contas, não quis saber de mim nem de muitos outros escuteiros que pertencem á indústria artística.

Hoje, 1 de abril de 2025, a conta oficial do Escutismo Português fez uma publicação nas suas diversas redes sociais em que promovia um filme que não existe sobre o moviemento. Problema é que este cartaz, apesar de elementos realmente trabalhados por um profissional no âmbito de design, e os falsos stills do filme foi feito utilizando IA generativa.

Imagem original postada pela conta @escutismo no Instagram

Para além dos problemas óbvios que veem com a utilização de Gen. AI (mãos com 6 ou mais dedos, olhos sem vida e deformados, texto ilegível, roupa ao qual física não se aplica…) ainda se acrescenta a, pessoal e honestamente, ofensiva postagem que colocaram na página da revista Flor de Lís, onde falam deste “projeto” como captção da “magia do Escutismo, aquele sentimento de que cada dia pode ser uma nova aventura.”, uma “adaptação do Escutismo á Sétima Arte”.

Isto é um absurdo completo… a falta de respeito por muitos escuteiros que pertencem á área artística, sobretudo á audiovisual como eu e mais colegas meus.

O Escutismo foi o que me fez apaixonar pelas artes e sobre tudo pelo cinema e vídeo. A ideia de poder captar e transmitir para o mundo exterior aquilo que se passava dentro de um mundo á parte que me queria dizer tanto. A ideia de poder ter a habilidade para desenvolver cartazes dos empreendimentos, imaginários e atividades que ficariam expostos nas paredes do agrupamento por anos, na qual investi horas e horas do meu tempo e dinheiro do meu bolso para fazer. Fotografias que tirava em diversas ocasiões para assim de alguma maneira ter uma memória visual de momentos que me significavam tanto…

Fotografia da reportagem das Promessas Escutistas de 2025, captado e editado por mim.

Ainda não queria revelar pois ainda está numa fase de Pré-Produção muito inicial, mas estava previsto, no início do ano escutista 2025-2026, realizar o meu primeiro projeto. Um documentário que seguiria os Caminheiros da minha casa, durante do ano inteiro de Partidas a Partidas, numa maneira de poder mostrar ao mundo uma visão interna do movimento escutista. Uma longa-metragem documental, feita com o máximo de respeito pelo escutismo e pelos meus colegas artistas que me acompanhariam no processo. Quem sabe até uma co-produção com o CNE. Mas agora, a vontade e fervor que tinha para iniciar e avançar com este projeto, foi reduzido.

Agora a minha real questão é… Porque é que eles fizeram isto?

Por ser 1 de abril? Ok, mas porque pregar uma bofetada na cara de todos os artistas com conecção ao movimento? Por falta de tempo? Calendarizem melhor ou façam outra coisa. Por falta de orçamento? Tenho a certeza que centenas de escuteiros fariam isto sem problemas. Eu próprio faria isto sem custo e eticamente.

Não há nenhuma real razão para este apunhalamento pelas costas sem ser preguiça, ganancia e desrespeito pelas artes. Para depois ainda virem esfregar que queria fazer um filme e mostrar o que é que se passa dentro do movimento quando á verdadeiros artistas, profissionais e amadores que o fariam ou estam ativamente a tentar fazer sem nenhum custo para a organização.

Quem seria o Escutismo Português sem artistas? Não teriam o design moderno que tem hoje em dia. As camisas estariam fazias, sem as insígnias que todos exibimos orgulhosamente. As sedes não teriam personalidade. Os acampamentos não teriam crachás e posters. Não teríamos músicas com tanta alma que nos trazem lágrimas aos olhos quando ouvimos. Para quê ter fotografias e vídeos de atividades? Sketchs nos Fogos do Conselho? Nah…

Nada disto seria possível sem artistas, por isso em suma, CNE, foi uma horrível escolha estas publicações e uma lambada na cara de muita gente que ama o movimento e o que ele representa… Sejam melhores daqui para a frente.